A história da cidade do Conde e sua importância para a colonização
![]() |
Vila do Conde. (Foto: https://condebahia.wordpress.com/historia/) |
Com a colonização, foi criado o povoado, que recebeu o nome de Itapicuru de Baixo. Em 1702, o povoado foi elevado à categoria de freguesia com o nome de Nossa Senhora do Monte de Itapicuru da Praia. Em 17 de dezembro de 1806 foi elevado à categoria de vila, com o nome de vila do Conde, sede do município de igual nome, criado nessa mesma data, de acordo com as ordens do Conde dos Arcos, de cujo título lhe veio a denominação.
Os Decretos Estaduais nº. 7.455, de 23 de junho de 1931, e 7.499, de 8 de julho do mesmo ano, extinguiram o município, que passou a constituir o município de Esplanada. Em 10 de agosto de 1935, pelo Decreto nº. 9.662, o município de Conde foi restaurado, sendo reinstalado em 30 de agosto do mesmo ano.
Surgimento da cidade de Esplanada
No inicio do século XIX, aventureiros portugueses desbravaram o território pertencente a Vila do Conde. Atraídos pela fertilidade das terras, ali se fixaram formando o Arraial da Esplanada. O atual Município de Esplanada teve sua origem no Arraial pertencente ao Município do Conde, havendo logrado considerável progresso o advento da estrada de ferro, antiga Viação Férrea Leste Brasileira, hoje Ferrovia Atlântica cujo final de linha se destinavam a vizinha localidade de Timbó, no qual Antonio Conselheiro construiu o primeiro cemitério do Timbó.Fonte: http://wwwsidneydositio.blogspot.com.br/2011/07/historia-da-cidade-do-conde-bahia.html
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue maravilhoso conhecer a história de um lugar que eu frequento e amo.
ResponderExcluirConheci esse lugar, é um lugar pequeno com povo bastante receptivo. Conhecer um pouco da história da Vila de Conde significa abordar fatos interessantes que marcaram a transição e progresso da comunidade. Obrigada Edeltrudes por nos apresentar um trabalho rico em fatos e detalhes da cidade.
ResponderExcluir